Sobre o deputado

Olá! Obrigado por buscar informações a meu respeito! Sou Plauto Miró Guimarães Filho, deputado estadual, eleito pelo Democratas - DEM, partido ao qual estou filiado desde o início da minha trajetória na política, quando a sigla ainda era conhecida como PFL. Estou cumprindo, com muito orgulho, meu sétimo mandato como deputado estadual e ainda exerço pela terceira vez o cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná. Uma atividade que me orgulha, pois, nessa missão pude organizar as finanças da Casa de modo que o Legislativo paranaense se tornasse uma exemplo para as demais Assembleias Legislativas do Brasil.

Nasci em Ponta Grossa em 20 de julho de 1963. Um dia frio daqueles que costumeiramente a minha família, após a lida no campo, se juntava ao calor do fogão à lenha para se aquecer e comer pinhão tostado na chapa. É claro que a minha chegada naquele dia fez a rotina da casa mudar.

Desde muito cedo me envolvi com a agricultura e a pecuária e aprendi a importância de produzir os alimentos que chegam à mesa de todos os brasileiros. Lição do meu avô e do meu pai: “somos responsáveis em plantar e cultivar a comida que sacia a fome e fortalece as mãos daqueles que erguem as cidades e o país”.

Entre os afazeres na plantação não deixava de observar também as ações do meu avô, Flávio Carvalho Guimarães, sempre preocupado em ajudar a resolver todo o tipo de demanda que atingia a população. A atuação dele na política acabou por conduzi-lo ao Senado Federal onde representou o Paraná e, principalmente, os Campos Gerais. Meu pai seguiu o exemplo. Também ingressou na vida pública e assumiu a prefeitura de Ponta Grossa em 1966.

Mesmo depois de se distanciar de disputas eleitorais, a política estava presente nas conversas dentro de casa. O assunto era instigante e por isso, na minha adolescência comecei a participar de movimentos políticos, contrariando a vontade da minha família que a essa altura não queria mais envolvimento direto com a vida pública.

Quando decidi seguir por esse caminho provavelmente foi a primeira vez que desobedeci minha mãe. A voz da minha consciência dizia que eu precisava continuar o trabalho do meu avô e do meu pai.

Foi então que em 1990 me candidatei pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e recebi a maior votação em Ponta Grossa. Começava uma jornada em que consegui aprovar diversos projetos de lei. Me tornei, com orgulho, o representante dos Campos Gerais na Assembleia do Paraná.

Desde então tenho promovido inúmeras discussões locais que foram trazidas ao plenário. Participei de grandes movimentos em defesa da nossa região, entre eles o “Indústrias Já”, em que reivindiquei o empenho do governador Jaime Lerner para trazer à nossa cidade mais emprego e renda. O resultado dessa luta não poderia ser melhor. Ponta Grossa possui hoje o maior parque industrial do interior do Estado. E sigo nessa trajetória de trazer melhorias aos Campos Gerais.

Entre os trabalhos que me orgulho de ter realizado está o de implantação do curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi uma longa batalha, desde a liberação por parte do govenador Jaime Lerner, em 2001. Apesar dessa enorme conquista não considero meu trabalho concluído. Continuo em busca de recursos para aprimorar a estrutura do curso e do Hospital Universitário Regional, criado para atender a população.

Da mesma forma continuo dedicando esforços para a melhoria das nossas estradas, ruas e infraestrutura das nossas cidades, que possam trazer conforto, segurança e principalmente investimentos que favoreçam a geração de emprego e renda para a nossa população. Outra batalha é a ampliação da informatização das escolas e estruturação do setor de segurança pública.

Não são tarefas fáceis, por isso mesmo abraço tal missão porque quero continuar justificando a confiança que recebo dos eleitores que acreditam em mim, no meu caráter, no meu trabalho e na minha conduta.