Plauto registra os 25 anos do Siate com aprovação de voto de congratulações
Os 25 anos de implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência Siate foram lembrados pelo deputado Plauto Miró (DEM), com a aprovação de um voto de congratulações na Assembleia Legislativa.
O 1º secretário ressaltou a importância do serviço em atendimento no Estado, operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros. Plauto lembrou que o Paraná é pioneiro e uma das principais referências no Brasil, pela agilidade e eficiência no serviço.
O Siate é composto por médicos e socorristas que prestam atendimento pré-hospitalar aos traumatizados em cidades com mais de 15 mil habitantes. “Em março de 1990 aqui estava no meu primeiro mandato, quando tive a grata satisfação e o privilégio de acompanhar de perto a assinatura de atendimento pré-hospitalar”, relembra o parlamentar.
Atualmente, 12 municípios contam com uma unidade do Siate e o atendimento regionalizado de emergência chega a 5,5 milhões de paranaenses. O projeto piloto foi implantado em 25 de maio de 1987, em parceria com as Secretarias estaduais de Saúde e Segurança Pública e Secretaria Municipal de Saúde.
“Hoje, 25 anos depois, não poderia deixar de consignar e fazer aqui o meu registro de votos de congratulações, por acompanhar de perto, e pelo grato privilégio de ver o sucesso e o reconhecimento pioneiro do Siate, hoje consagrado como uma brilhante e reconhecida conquista que salva vidas. Uma experiência exitosa, bem sucedida, uma realidade de muito sucesso e que muito dignifica, enobrece e enaltece a todos nós paranaenses”, afirmou o deputado.