Deputado Plauto Miró lamenta morte de Mayr Facci
O deputado Plauto Miró lamentou o falecimento do jogador de basquete pontagrossense Mayr Facci, o “Mão de Gato”, nesta quarta-feira (11). Com um histórico vitorioso no esporte, vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Basquete, ele foi vice-campeão mundial em 1954.
Facci participou ainda das Olimpíadas de 1952 e 1956, dos Jogos Panamericanos de 1995, no México, e do Sulamericano, no Uruguai, em 1953, garantido medalhas de bronze para o Brasil. “O Mayr é um símbolo do basquete em Ponta Grossa, com um legado de vitórias e participação em importantes competições mundiais. Sem dúvida alguma, sua trajetória esportiva vai continuar sendo referência para muitos jovens atletas, que iniciam a carreira ou que estão já atuando profissionalmente. Ele merece todo o nosso respeito e admiração”, reconheceu o deputado.
Pela seleção brasileira de basquete, ele marcou 150 pontos em 30 jogos. Foi dez vezes campeão paranaense de basquete, campeão dos Jogos Abertos do Paraná, e campeão paulista por três vezes.
Na sessão Plenária desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, o parlamentar aprovou, por unanimidade, voto de profundo pesar pela morte de Facci. Ele faleceu em casa, aos 87 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.