Hospital Universitário recebe centro de exames eletromagnéticos
Apesar de a inauguração estar marcada para a próxima sexta-feira, a partir de hoje (08) o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais passará a realizar exames de ressonância magnética para pacientes atendidos pelo SUS. O aparelho de última geração custou R$ 2,7 milhões e foi adquirido pelo governo do estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), com recursos federais. Serão cerca de 200 exames por mês gratuitamente.
O diretor geral do Hospital, Everson Augusto Brum, aponta que este tipo de exame na rede privada não sai por menos de R$ 800,00 e que além dos pacientes internados será possível atender outras unidades de saúde de Ponta Grossa e região. “Não posso deixar de destacar o empenho do deputado Plauto Miró que entendeu a necessidade do hospital e prontamente buscou junto ao estado a solução para essa carência”, disse o diretor.
A diretora da 3ª Regional da Saúde, Scheila Mainardes aponta que a implantação do centro de exames eletromagnéticos, faz com que o hospital cumpra sua função de proporcionar serviço de saúde à população mais pobre. “O grande benefício desse aparelho é garantir atendimento para toda a região”, afirmou Sheila.
O secretário estadual da saúde, Michele Caputo Neto, aponta que esse equipamento faz parte de uma ação de estruturação dos hospitais regionais e que Ponta Grossa não poderia ficar de fora. “Vamos ampliar ainda mais os investimentos e o deputado Plauto tem sido um elo muito forte nesse processo” declarou Caputo.
O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) voltou a afirmar que todo o trabalho na área da saúde é sempre um ganho para a população. “Insistir com o governo para que sejam liberados recursos nessa área não é uma conquista pessoal. É obrigação de todo representante público”! O deputado lembrou que essa missão foi assumida com mais força a partir do momento em que lutou pela implantação do curso de medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Laboratório amplia estrutura de atendimento
Também na sexta-feira será inaugurado o laboratório de análises clínicas do Hospital Universitário. A unidade tem capacidade de fazer 30 mil exames ao mês. Para por em funcionamento esse serviço o Hospital fez parcerias com empresas que vão fornecer os materiais necessários para exames, como os reagentes. “O hospital, através do Estado, compra os produtos químicos e os fornecedores emprestam os equipamentos usados para realizar os exames”, explicou Krum.
A grande vantagem nesse caso é que os equipamentos poderão ser substituídos assim que uma versão mais moderna entrar no mercado, sem custo para o Hospital. O laboratório também vai oferecer vagas para que acadêmicos dos cursos de Farmácia e Bioquímica possam estagiar e colocar em prática o aprendizado teórico.
“Fico feliz em ver a nossa UEPG aproveitando da melhor forma possível toda essa estrutura que está sendo entregue e cumprindo com o papel de promover uma formação de qualidade”, finalizou Plauto.