Plauto apresenta emendas que valorizam a educação no Paraná
Os professores da rede estadual de ensino poderão equiparar a média de seus salários com a média de outros servidores do quadro estatal que tenham escolaridade equivalente. É o que diz o texto de uma das sete emendas apresentadas pelo deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), juntamente com outros parlamentares, ao Plano Estadual de Educação (PEE).
A alteração complementa o texto original e atende a legislação federal. “A nossa preocupação com a valorização do professor tem que ser constante e aplicada em vários âmbitos, mesmo alguns entendendo que a ação parlamentar só é válida em momentos específicos”, declara Plauto.
Outra emenda ao PEE amplia a participação dos Conselhos Escolares, que poderão contar com representantes de todos os segmentos da comunidade onde a escola está inserida. “Estamos fortalecendo os conselhos para que os diretores, professores e funcionários das escolas possam contar com o apoio dos próprios estudantes, dos pais e quem mais se interessar pelo tema”, afirma Plauto.
Em paralelo ao aprimoramento desses órgãos, será possível criar programas de formação de conselheiros para que os conselhos atuem de forma autônoma. Ainda através de emenda parlamentar, o PEE que vai vigorar nos próximos dez anos prevê a necessidade da ampliação de recursos públicos para assegurar a expansão da qualidade do ensino.
O deputado Plauto destaca também a proposta de ajuste no texto final que garante formação continuada dos professores. “Nossas escolas são privilegiadas com a presença de professores qualificados, mas sempre é possível ir além. Um professor bem capacitado cria uma escola de excelência e estudantes preparados para a vida”, conclui.