Plauto comemora destaque de Ortigueira com o melhor índice de Gestão Fiscal do país
A cidade de Ortigueira é destaque da nova edição do índice de Gestão Fiscal – ano base 2015 – desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo tem a finalidade de estimular a cultura da responsabilidade administrativa e aprimoramento da gestão fiscal dos municípios.
De acordo com a Firjan, apesar das cidades estarem vivendo o pior momento dos últimos dez anos, com queda na arrecadação e o comprometimento de quase a totalidade do orçamento com despesas fixas, sem condições para investimentos, Ortigueira é a primeira colocada nacionalmente com 0,9575 pontos. Para ser considerada uma cidade com Gestão de Excelência é necessário ter no mínimo 0,8 pontos.
Para o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), o índice demonstra que diante da realidade econômica que vive o país, mais do que nunca é necessário ter competência administrativa. “Isso explica porque a cidade conseguiu atrair a implantação da fábrica da Klabin, inaugurada recentemente. É o maior investimento privado do Brasil dos últimos anos”, disse.
A cidade alcançou a posição após a avaliação de vários itens como a arrecadação, gastos com funcionalismo, investimentos, liquidez e custo da dívida. Em todos os quesitos, a cidade teve nota acima de 0,8.
Ainda para o deputado Plauto, outro fator que contribui para que Ortigueira lidere a lista da Firjan é o constante investimento que o governo do estado tem feito nos municípios. “O govenador Beto Richa tem garantido recursos para as prefeituras. Isso não acontece no restante do país”.
Somente 23 cidades de todo o Brasil conseguiram atingir 0,8 pontos, isso representa 0,5% dos municípios brasileiros. Ainda no Paraná, Matinhos alcançou 0,85 pontos e Maringá 0,81.
Entre os municípios com o maior número de habitantes do estado, Ponta Grossa ficou 0,5 junto com Curitiba. Já Londrina e Maringá ficaram com a média 0,6.