Plauto destaca diálogo e equilíbrio como grande lição ao Paraná
O equilíbrio entre o Governo do Estado e as lideranças da APP-Sindicato, anunciado nesta quarta-feira (25), deve por fim ao movimento grevista dos professores e garantir o início das aulas na rede estadual na próxima segunda-feira, dia 02 de março. O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) destacou que o diálogo foi primordial para que fosse possível o acordo. “O governo alcançou uma solução, as negociações avançaram e agora esperamos pelo fim da greve. O Paraná merece começar o ano letivo em clima de entendimento”.
A partir das negociações ficou definido que nenhum projeto de lei que envolva o setor da Educação será encaminhado à Assembleia Legislativa sem que antes seja debatido com os professores. Definitivamente ficam garantidos os quinquênios e anuênios e 5.985 professores concursados serão nomeados. Outros pontos da pauta de reivindicações da APP-Sindicato foram atendidos como, por exemplo, a manutenção do PDE a partir do mês de agosto e o pagamento das progressões e promoções.
Os professores do PSS receberam cerca de R$ 70 milhões na última terça-feira (24). Já os valores correspondentes às férias de dezembro e janeiro dos efetivos serão pagos juntamente com o salário de março. Plauto elogiou o empenho do governo em garantir esses pagamentos apesar das dificuldades financeiras e destacou que a crise não é pontual no Paraná. “O Brasil vive momentos difíceis. Os brasileiros sofrem com uma economia fora da meta, notícias de corrupção a toda hora e os desmandos do Governo Federal certamente contribuem para agravar as finanças do país inteiro”.