Plauto pede informações sobre os fura-fila da vacina em Ponta Grossa
As diversas denúncias de fura-filas da vacina contra a Covid-19 em todo o Paraná despertaram a atenção do deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). Nesta segunda-feira (15/02), o parlamentar protocolou um pedido de informações dirigido à 3ª Regional de Saúde – que abrange 12 cidades – solicitando mais detalhes sobre os casos, em especial aos registrados em Ponta Grossa.
Na semana passada, a imprensa divulgou ao menos três suspeitas de pessoas que receberam a dose do imunizante apesar de não fazerem parte de nenhum grupo prioritário. Outros casos já foram registrados nas regionais de Cascavel, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Campo Mourão, Guarapuava e Curitiba e estão sendo apurados.
No requerimento, Plauto pede a listagem com os nomes dos Conselhos que representam profissionais da saúde que solicitaram vacinas, e qual foi a forma de checagem adotada para saber se os indicados estão, de fato, na linha de frente de combate à Covid-19.
“Também quero saber qual a forma de fiscalização está sendo adotada para evitar os fura-filas e que ações foram tomadas em relação às pessoas que receberam a vacina indevidamente,” afirma.
O documento também solicita a quantidade de vacinas recebidas pela 3ª Regional, o número de pessoas vacinadas até agora, inclusive os nomes, idade e a profissão dos imunizados.
“É intolerável esta situação. Não podemos permitir que pessoas fora dos grupos prioritários se sintam no direito de furar a fila e passar na frente daquelas que necessitam das doses imediatamente”, conclui o deputado.