Semana Estadual da Educação Financeira é destacada na Assembleia Legislativa
A Semana Estadual de Educação Financeira acontece anualmente no período que compreende ao dia 20 de maio. Nesta segunda-feira (16) foi destaque durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado Plauto Miró (União), autor da Lei 20.679/21, convidou duas especialistas em finanças para falar no Plenário sobre a importância de como planejar bem como se deve gastar o dinheiro que se ganha.
“É o primeiro ano em que esta lei está em vigor. É uma instrução muito importante para que todos aprendam sobre algo que nos proporciona uma vida melhor, especialmente em um momento de crise ampla como a que atravessamos. O poder aquisitivo de grande parcela da população caiu, o que torna mais relevante saber como aplicar bem os recursos que recebemos por nosso trabalho”, explicou Plauto.
A coordenadora da Câmara da Mulher do Conselho Regional de Administração (CRA-PR), Joiceli Fabrício, falou aos parlamentares sobre a relação das mulheres com o dinheiro na economia familiar. Segundo ela, a construção da sociedade tirou da mulher alguns direitos que refletiram na liberdade financeira delas. “Estigmas precisam ser quebrados”, disse.
“Às vezes ela é profissionalmente bem sucedida, mas na hora de investir seu dinheiro ainda pede conselhos aos companheiros”, explicou. Regilaine Arruda, membro da Câmara da Mulher do CRA-PR, falou da Semana Estadual da Educação Financeira e da importância de iniciativas como esta se transformarem em políticas públicas permanentes.
Regilaine salientou também a necessidade de as mulheres terem independência sobre as finanças para que se libertem de relações abusivas em suas próprias casas. “Existe um abuso quando as mulheres são dependentes financeiras. Quando elas aprendem a lidar com o próprio dinheiro não se sentem presas à renda dos maridos. Isso resultaem uma liberdade que evita inclusive violências”, falou.
Semana Estadual da Educação Financeira é lei Estadual
A Semana Estadual da Educação Financeira é um projeto apresentado pelo deputado Plauto Miró na Assembleia Legislativa do Paraná. Contudo, tem por objetivo promover ações de educação financeira, a fim de conscientizar os indivíduos sobre a importância do planejamento financeiro. Sobretudo para que desenvolvam uma relação equilibrada com o dinheiro e tomem decisões acertadas sobre finanças e sobre consumo.
Principalmente a lei cobra que o Poder Público elabore a programação da semana. Tudo de acordo com as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef. Ou ainda na política pública federal de promoção de ações de educação financeira que a substitui.
Portanto a lei estabelece que, para atingir os objetivos, cabem parcerias com órgãos públicos e privados. Tais como universidades, associações, cooperativas e outras entidades da sociedade civil.
Por: Trajano Budola.
Fotos: Dálie Felberg/Alep